Vereador Rogério Golfetto realiza campanha de incentivo à doação de órgãos

por Dicom publicado 27/09/2019 13h20, última modificação 29/04/2020 12h38

O Brasil comemora no dia 27 de setembro o Dia Nacional do Doador de Órgãos com cerca de 70 mil pessoas na fila para receber um transplante

Em junho, o vereador Rogério Golfetto (PODEMOS) propôs uma lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, que foi votada e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

De acordo com Golfetto, o principal objetivo da semana é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos, com o intuito de ajudar a milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvarem as suas vidas.

“Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade, quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva, uma família tem resgatada toda sua saúde mental. É importante para toda a sociedade”, frisou o vereador.

O parlamentar salienta que a semana deve acontecer perto do dia 27 de setembro, no qual é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. “Sabemos por meio de estatísticas, que em média um doador é capaz de salvar 10 vidas ou mais. E mesmo ainda vivo, se pode doar um dos rins, parte do fígado ou pulmão e medula óssea”, enfatizou Golfetto.

Os profissionais da área afirmam que o país caminhou muito nos últimos dez anos com a implantação do Sistema Nacional de Transplantes. Mas entendem que é preciso fazer mais, especialmente para esclarecimento das pessoas sobre a importância da doação de órgãos. “Assim, criando o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, poderemos realizar campanhas mais direcionadas e dessa forma retirar todas as dúvidas. Foi pensando nisso que fiz este Projeto de Lei visando salvar uma vida”, finalizou o parlamentar.

TextoDiretoria de Comunicação
Fotos: Gabinete do vereador Rogério Golfetto