Vera da Farmácia solicita construção de UBS e quer contrapartida de municípios que enviam pacientes a Vilhena

por hayslla — publicado 24/03/2017 00h29, última modificação 24/03/2017 00h29
Vereadora também se posicionou contra a reforma da Previdência
A vereadora Vera da Farmácia (PMDB) fez duas indicações na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vilhena. Em discurso, ela disse ter alegria em ver a casa cheia. “Não é muito fácil estar como vereador e quando a comunidade nos acompanha nos enche de alegria. Sou contra a reforma e estarei solicitando à bancada federal do nosso partido para que votem contra”, afirmou Vera.
Na indicação nº 141/2017 ela solicita um planejamento regional integrado com os Municípios do Cone Sul para adesão ao Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), a fim de organizar e integrar as ações e os serviços de saúde.
O COAP é assinado por região de saúde, firmado com todos os prefeitos e secretários municipais, do governador e secretários estaduais e pelo ministro da Saúde. A ideia é garantir a integralidade da assistência à saúde da população, com definição de responsabilidades de cada um dos entes. “Aqui em Vilhena recebemos pacientes de outros municípios que não dão uma contrapartida, por isso o município gasta com a saúde e a dívida é muito grande, sugiro que se crie a COAP, para que possamos ter uma saúde melhor para nossos munícipes. Pra quem vem de fora, a saúde não pode ser negada”, explicou a vereadora.
Na indicação nº 142/2017, Vera solicita a habilitação no Sistema de Propostas Fundo a Fundo em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, solicitando incentivo financeiro para a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS no Bairro Moisés de Freitas, mediante utilização de recursos alocados no orçamento da União. “Peço a construção de um centro de saúde na minha região, no Móises de Freitas, e já pedi para o governador, levei o ofício quando esteve em Colorado do Oeste e ele assinou. Agora é só lutar para ele concretizar a UBS”, finalizou a vereadora.