Projeto que cria Dia Municipal e Semana de Conscientização da Fibromialgia é apresentado na Câmara pela vereadora Vera da Farmácia.

por hayslla — publicado 27/06/2019 11h40, última modificação 27/06/2019 11h39
A vereadora Vera da Farmácia (MDB) apresentou ao demais vereadores um projeto de lei que institui o dia e subsequentemente a semana de conscientização da Fibromialgia em Vilhena. O projeto foi lido na sessão extraordinária realizada nesta quarta feira, 26.
Se aprovado, o projeto dará mais visibilidade aos portadores desta doença, o Dia Municipal e a semana de Conscientização da Fibromialgia serão incluídos no calendário oficial da cidade.  A data será comemorada em 12 de maio.  A prefeitura municipal ficará responsável por estabelecer por meio da secretaria municipal de Saúde - SEMUS a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão, conscientização e divulgação de informações acerca da doença.
A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores e cansaço extremo, cujo diagnóstico é dificultado pela falta de exames que confirmem esta condição. Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, motivo que justifica que o paciente seja levado a sério em suas queixas.
Os sintomas são semelhantes aos apresentados por artrites, porém não causam danos nas articulações e nos músculos. No entanto, a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional. O diagnóstico da fibromialgia é feito por meio do histórico dos sintomas e de exame físico. Na maioria dos casos, os pacientes já passaram por vários médicos até conseguirem a confirmação do diagnóstico.