Presidente da Câmara apoia projeto Creche Mãe Trabalhadora de acadêmicos de engenharia civil

por Dicom publicado 10/09/2019 08h29, última modificação 10/09/2019 08h29
Na manhã desta segunda-feira, 09 de setembro, o presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (PV), recebeu em seu gabinete acadêmicos e representantes do curso de Engenharia Civil da Faculdade Marechal Rondon (FARON), que apresentaram o projeto de construção sustentável da Creche Mãe Trabalhadora.

Os vereadores Samir Ali (PSDB), Vera da Farmácia (MDB), Valdete Savaris (PPS), Carlos Suchi (PODEMOS), Adilson de Oliveira (PSDB) e Rafael Maziero (PSDB) participaram da reunião, onde puderam ouvir do acadêmico Anilton Moraes uma exposição do projeto e de como a creche deverá funcionar.

A idealização do projeto que foi dos próprios acadêmicos de Engenharia Cilvil da Faron, está tendo a parceria do vereador Ronildo Macedo representando a Câmara e do prefeito Eduardo Japonês, representando o Executivo. O objetivo do local é atender mães que precisam trabalhar durante o dia, e não têm condições de contratar babá ou deixar crianças em creches particulares.

O projeto tem a estimativa de R$ 1,6 milhão, mas segundo Anilton, o objetivo é reduzir os custos para que a obra fique em torno de R$ 1,2 milhão.

A prefeitura de Vilhena já doou o terreno, que fica no bairro em Embratel e a creche deverá atender em período integral às crianças matriculadas.
PARCERIA PÚBLICO PRIVADA
O presidente da Câmara salientou que buscará junto com os demais vereadores uma forma de destinar parte da verba impositiva do ano de 2020 para a creche, além de buscar junto aos empresários vilhenenses apoio financeiro para a construção da mesma.
“Eu vejo com bons olhos esse projeto, ele é uma oportunidade única para a sociedade realizar uma parceria público privada, para dar esse benefício às mães que tanto precisam dessa ajuda para trabalharem”, disse Ronildo.
Para poder matricular o filho na futura creche bastará que as mães apresentem carteira de trabalho assinada, comprovando que estão trabalhando no tempo em que suas crianças estiveram por lá.
SUSTENTABILIDADE
O projeto prevê ainda a captação da água das chuvas e sua reutilização para irrigação de uma horta própria, além da utilização de painéis solares para fornecer energia elétrica para a creche.

A horta orgânica também terá suas frutas e legumes utilizados na alimentação das crianças.

A creche será mantida e administrada pela prefeitura municipal, e tem inicialmente o cronograma de ficar pronta em 2022.