Nota à imprensa da Câmara de Vereadores de Vilhena
Mais uma vez se faz necessária uma explicação mais aprofundada e didática de informações publicadas na imprensa local, especificamente na matéria “Nada Mudou: Vereadores rasgam regimento interno por não avisar população e imprensa sobre sessões extraordinárias”, publicada no site local Extra de Rondônia. As sessões extraordinárias que ocorreram nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, foram convocadas pelo presidente Adilson de Oliveira na sexta-feira, 24 de novembro, às 10h30, onde às 11h00 da mesma manhã tal convocação estava publicada no mural principal da Câmara, local aberto ao público, por onde passam centenas de pessoas e bons jornalistas todos os dias.
Posteriormente, no mesmo dia, antes do fim da tarde, tal convocação foi publicada no diário oficial do município, ao qual o referido site noticioso e seus jornalistas leem todos os dias, buscando informações da Câmara de Vereadores.
As sessões foram marcadas para as 8h00 da manhã de segunda e terça-feira.
A publicação pode ser vista na página do diário eletrônico da prefeitura de Vilhena ou através do endereço:
No entanto, por questões de falha da diretoria de comunicação, a pauta confeccionada pela diretoria legislativa das sessões e o aviso sobre o horário das sessões que costumeiramente são enviadas com antecedência aos veículos de comunicação, nesta oportunidade não foi enviada à imprensa em tempo hábil. Nas outras 29 sessões ordinárias a comunicação foi feita com excelência.
No entanto, é questionável que o Extra de Rondônia não tem o costume de publicar à população a pauta na íntegra, mas mesmo assim, questiona a não divulgação da pauta. Acreditamos que ao receber a pauta e o aviso da sessão, nas outras 29 oportunidades o referido site deveria ter feito o uso do princípio da publicidade pública, mas não divulgou os atos do legislativo em suas páginas, fica o questionamento do porquê, agora, a Câmara foi duramente criticada pelo Extra de Rondônia.
É importante ressaltar que em nenhum momento, foi requerido por nenhum vereador que houvesse a não divulgação da pauta das sessões extraordinárias. Beira a calúnia, dizer que nada mudou nesta nova legislatura na Câmara, que tem destravado o crescimento consciente da cidade e através de projetos de lei e cobranças fiscalizadoras tem protagonizado fundamental papel no desenvolvimento da cidade.
As mesmas estão disponíveis no portal da Câmara de Vereadores de Vilhena, que pode ser acessado no: www.vilhena.ro.leg.br, endereço eletrônico, onde também pode ser acessado o Portal da Transparência, onde existe um verdadeiro raio-x da atual legislatura.