Câmara de Vereadores adere à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio
Psicóloga vai falar sobre o assunto na sessão de terça-feira, 10
A Câmara de Vereadores de Vilhena aderiu à campanha Setembro Amarelo. O objetivo da ação é alertar sobre o suicídio e sensibilizar às pessoas para que tenham noções básicas de como identificar e lidar com o problema.
Servidores e vereadores vestiram camisetas amarelas com a frase: “Falar é a melhor solução”, para dar visibilidade à causa e estimular o debate sobre o suicídio. Além disso, uma psicóloga e mais religiosos devem falar sobre o assunto durante a sessão desta terça-feira (10).
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, a cada 40 segundos, alguém comete suicídio no mundo. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. Familiares e amigos devem ficar atentos aos seguintes sinais:
• Tristeza persistente;
• Postagens relacionadas a suicídio ou depressão profunda nas redes sociais;
• Perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
• Fadiga, falta de energia e alteração no sono;
• Irritabilidade, alteração no apetite, choro sem razão, ideias de morte e sentimento de inutilidade.
Em Vilhena, as pessoas podem buscar ajuda no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado na Avenida Marechal Rondon, 6406, Bairro Industrial Tancredo Neves. O horário de atendimento é das 7h às 17h e o telefone é (69) 3322 -1607.
As pessoas deprimidas também podem receber ajuda emocional através do Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188. As ligações são gratuitas para todo o Brasil.
A sessão da Câmara de Vereadores começa às 19h30, no auditório da prefeitura de Vilhena.