Setembro Azul: Samir Ali fala de conquistas para comunidade surda obtidas nos seus primeiros meses de mandato

por adriana — publicado 02/10/2017 09h00, última modificação 02/10/2017 09h00
Vereador busca garantir direitos de igualdade para comunidade surda.
Além do setembro amarelo que se refere à prevenção ao suicídio, o mês de setembro é dedicado à comunidade surda, com três datas dedicadas aos deficientes auditivos.
Nos seus primeiros meses de mandato, o vereador Samir Ali (PSDB) conseguiu algumas conquistas na luta pelos direitos de igualdade para com os surdos/mudos.
Logo no início buscou a contratação de uma intérprete em libras para acompanhar as sessões da Câmara, desta forma a comunidade passou a poder acompanhar as sessões e entender o que se era discutido entre os edis.
A contratação se deu através de um Projeto de Lei que tornou obrigatório o intérprete em sessões e audiências públicas.
Nesta semana o vereador juntamente com a prefeita Rosani Donadon (PMDB) estiveram na Associação para Deficientes Físicos (ASDEFIV), onde foi discutida a criação de uma sala bilíngue a fim de atender de forma mais adequada a comunidade surda. A própria associação cedeu parte do prédio para que seja usado para esta finalidade.
“Conversei com a prefeita e além de todos os projetos que já conseguimos, estou buscando também junto à prefeitura que seja firmado um convênio para oferecer cursos de capacitação para surdos/mudos, é algo que ainda está em fase de conversas, mas vamos amadurecer essa ideia, pois meu compromisso é buscar que seja cumprido o direito de igualdade. Já parabenizo a todos da comunidade surda pelo dia internacional do surdo que se comemorou no dia 30 de setembro”, disse o vereador.