INSS responde requerimento de vereador França Silva sobre falta de médicos peritos em Vilhena

por hayslla — publicado 13/12/2017 14h30, última modificação 14/12/2017 10h44

O vereador França Silva (PV) esteve em Brasília no mês novembro, onde fez um requerimento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através da bancada de deputados federais de Rondônia, a respeito da falta de médicos peritos na filial do instituto na cidade.

Os médicos peritos são os responsáveis por atestarem se os requerentes estão impossibilitados de trabalharem e devem ser aposentados, afastados de suas funções e demais serviços. O que acontece em Vilhena há anos é a falta desses profissionais, o que tem feito centenas de vilhenenses terem que se deslocarem até Cacoal, Rolim de Moura e Porto Velho.

Nesta semana, o deputado Marcos Rogério enviou a resposta ao vereador França Silva sobre seu requerimento. Em suma o INSS esclarece que no Brasil, existe uma deficiência de cerca de 1.900 médicos-peritos, e que cerca de 650 cidades no país não possuem nenhum perito disponível.

No caso de Vilhena, explica o vereador existe apenas um perito, mas que não é capaz de suprir o número de atendimentos.

“Isso é um absurdo para a população de nossa cidade, que precisa gastar muito para viajar, as vezes passar dois dias em outra cidade para ter acesso aos seus direitos. Gostaria muito que a bancada federal abraçasse essa causa. O INSS disse que será necessário realizar um concurso nacional para médicos do INSS, entre eles os peritos, abrindo 2 mil vagas, mas isso só deve acontecer no meio do ano que vem”, explicou França.

França Silva irá propor junto ao Ministério Público Federal (MPF) uma Ação Civil Pública popular contra o INSS, para que o órgão regularize a situação em Vilhena. “Meu gabinete está recolhendo assinaturas para embasar o pedido de Ação Popular, e quem estiver interessado, pode nos procurar na Câmara. Não vamos deixar a população desamparada”, afirmou o parlamentar.