França Silva é eleito como vereador mais atuante e dá entrevista ao apresentador Noel Nascimento

por adriana — publicado 26/07/2017 10h37, última modificação 26/07/2017 10h37
Vereador respondeu a todos os questionamentos dos telespectadores do programa
Durante a semana passada, o apresentador Noel Nascimento realizou uma enquete no seu programa Fala Vilhena da Rede Tv perguntando quem é o vereador mais atuante dos primeiros seis meses da atual legislatura. Após inúmeras ligações, França foi destaque como um dos vereadores mais atuantes no município.
Noel Nascimento convidou o vereador para uma entrevista no programa na tarde desta terça-feira, 25 de julho. “França atendeu ao convite em respeito aos eleitores que o escolheram e votaram”, apontou o apresentador.
França Silva manifestou sua alegria em poder representar a população. Ele foi eleito com 1170 votos pelo Partido Verde. Mora em Vilhena há 30 anos, ficou conhecido devido à música, no comércio e por ser comunicador na rádio. Em 2012 foi candidato, mas só conseguiu se eleger neste mandato. “Sou o primeiro representante da imprensa. Realmente fiquei surpreso, devido a que não dispunha de condição financeira. Fui eleito por capacidade e confiança, a política é a arte de resolver conflitos”, asseverou o vereador.
Noel questionou o vereador sobre a relação da Câmara com o Executivo: “Somos 11 vereadores atuando, as cores partidárias se desmancharam no palanque e agora estamos trabalhando para a população. Hoje o momento político é difícil. O que aconteceu no passado respingou em nós. Temos que responder pelos nossos atos”, esclareceu França.
6 MESES DE MANDATO
Por sermos da imprensa temos ainda a vertente de ser polêmico, e trabalhamos para lutar mesmo com dificuldade, porém respeitando e prestando contas do que estamos fazendo e porque estamos fazendo. Agradeço de coração as ligações aqui que me apontaram como um dos vereadores mais atuantes nestes seis meses, porque trabalhamos muito. Os benefícios vão demorar em ser vistos, mas vão chegar.
POLÊMICA DO INSS
Agradeço a oportunidade para falar sobre o assunto.  Tive um problema de saúde e pedi perícia ao INSS, e eles têm a obrigação em realizá-la em 30 dias. Todos os cidadãos têm direito ao pedido. Encostei antes das eleições. Não recebi o benefício e ainda sigo com o joelho lesionado. Não acompanhei o processo porque não fui comunicado, estou consciente e tranquilo e vou provar que foi apenas um mal entendido. Não trabalhei em novembro e dezembro e estou mostrando, mas infelizmente hoje o mundo está muito complicado, por mais que você fale a verdade, tem muito denuncismo e achismo, é muito juiz nas redes sociais.  Pediram para devolver R$ 15.800,00 um dinheiro que não recebi. Fui em outros lugares e não tive o espaço que hoje estou tendo aqui para me explicar sobre essa polêmica.
Agradeço aos meus assessores e família que me dão força. Nosso salário tem descontos e fica em torno de R$ 6.800,00 o salário líquido. Não podemos continuar as práticas antigas, essa nova Câmara veio para renovar. Nestes seis meses já dá para ter um parâmetro, independente da enquete, todos os vereadores estão trabalhando. A população deve acompanhar para poder cobrar. O repasse mensal fica em torno de R$ 700 mil, ou seja 7% por mês. É o que a Constituição Federal estipula, e a estamos respeitando, não é o que a Câmara quer. Há muita despesa sobretudo na questão estrutural, está sendo comprado e reformado. Meu gabinete chovia dentro na época das águas, só para se ter uma ideia.
DIÁRIAS
Viajei duas vezes este ano, uma para Porto Velho onde consegui uma praça multiuso no valor de R$ 700 mil para o bairro Embratel. Uma emenda do deputado Luizinho Goebel. Agradeço o secretário Valdinei Campos por agilizar o projeto. O DER vai ver a área com a equipe técnica e vai ser lançado o edital. Esse é o resultado de uma viagem com diárias, uma praça multiuso para lazer e condição para os feirantes, quadra e academia ao ar livre. Vai demorar em torno de seis meses para começar, a coisa pública é assim.
Temos uma Câmara de Vereadores enxuta, todos os assessores trabalham. As diárias, a Câmara não gastou nem de perto o que foi gastado anteriormente. Cada viagem o Tribunal de Contas pede prestação. Não teria conseguido a praça se eu não tivesse ido. São coisas que se conseguem só indo. Em Porto Velho também fui fazer um curso do Tribunal de Contas para saber o que devo fazer como vereador, não fui para passear.
Outra viagem que fiz foi a de Brasília, onde inclusive devolvi parte do dinheiro. Numa dessas viagens consegui um aparelho de endoscopia do deputado federal Luiz Cláudio (PR), não é do meu partido, mas agradeço. O aparelho custa de R$ 400 a 500 mil, dependendo da tecnologia R$ 700 mil e irá para o Hospital Regional. Das minhas diárias estou tranquilo. Em Brasília fiz uma qualificação, num encontro de vereadores com o ministro de Agricultura. Lá também pude fiscalizar os atos da prefeita.
Na semana passada tivemos a visita dos técnicos do governo federal, fruto da minha viagem a Brasília. A iluminação pública será com lâmpadas de LED, o projeto foi feito viabilizado através do deputado federal Luiz Cláudio. Já foi feita a reunião com a prefeita e vai gerar uma grande economia, o LED queima menos e dura mais.
Meu gabinete na Câmara de Vereadores está à disposição e todos os assessores vão atendê-los. Passem lá, talvez sem nenhum assunto, tomar um café e conhecer o trabalho do vereador. Saber quais são as funções do vereador. A população pode contar comigo, o meu coração e o meu gabinete estão abertos. E quando tiver alguma polêmica venha me questionar e saiba o outro lado da moeda.