Adilson de Oliveira, Samir Ali e Wilson Tabalipa participam de apresentação de projetos inovadores para o Hospital Regional

por adriana — publicado 24/07/2017 09h43, última modificação 24/07/2017 09h43
Especializandos da Pós-graduação em Preceptores no SUS apresentaram três projetos para serem implantados até o fim do ano no Hospital Regional.

Na manhã da última quinta-feira, 21 de julho, o presidente da Câmara, Adilson de Oliveira (PSDB), vice-presidente, Samir Ali (PSDB) e o vereador Wilson Tabalipa (PV) foram à apresentação dos Especializandos da Pós-graduação em Preceptores no SUS, no auditório do Hospital Regional, o curso é ministrado pelo Instituto do Hospital Sírio-Libanês.

Os vereadores foram convidados pelas pós-graduandas, Arlete Guth da Costa (psicóloga) e pela farmacêutica Geovana Maciel, para que apoiassem o seu projeto de implantação de um atendimento diferenciado na recepção do hospital vilhenense, como o título “Projeto Posso Ajudar”.

Os vereadores disseram terem ficado entusiasmados com os projetos, em especial do grupo de Arlete e Geovana, que se mostrou com uma viabilidade menos custosa ao município e de fácil implantação.

Estiveram presentes diversos médicos, diretores, o secretário de saúde, Marco Aurelio Vasquez, e a prefeita Rosani Donadon, que elogiou os projetos apresentados e disse desejar implantar todos até o fim do ano.

PROJETOS

O primeiro projeto apresentado foi em relação à implantação de serviços de urgência e emergência da Atenção Primária em Unidades de Saúde, ou seja, os postos de saúde teriam capacidade atender caso de urgência com aparelhagem, profissionais e espaço adequado.  O posto de saúde do Cristo Rei seria o primeiro a ter essa mudança, segundo o projeto dos pós-graduandos.

O segundo projeto apresentado foi justamente o “Posso Ajudar”, que foi apoiado pelos vereadores vilhenenses.

O terceiro projeto apresentado visa controle de insumos dentro unidade neonatal do HR, que vai contribuir com a economia na unidade.

OPINIÃO DOS VEREADORES

O vereador Wilson Tabalipa disse que a ideia de “Posso Ajudar” é muito valorosa e pode contribuir demais para o hospital e outros órgãos, “É um projeto muito bom, que vai organizar muito bem o atendimento, e deve ser aplicado em outros órgãos públicos do município, seria uma ideia para ser propagada”, salientou Tabalipa.

O vice-presidente da Câmara, Samir Ali, ressaltou a importância e como isso pode mudar a saúde, “Se implantarmos esse projeto também em postos de saúde, teremos a população bem informada sobre onde ela deve ir para ser atendida, se bem organizado, este serviço pode melhor sensivelmente o atendimento na rede de saúde da cidade. Sendo assim, este projeto como os demais tem total apoio de nós vereadores”, disse Samir.

O presidente da Casa de Leis, Adilson de Oliveira, parabenizou o empenho de todos os pós-graduandos e disse que a Câmara dará apoio total para os projetos, “Gostamos dos vimos aqui hoje, esses projetos vão dar uma colaboração grande para o crescimento do setor de saúde em Vilhena”, comentou Adilson.

Este é o segundo ano, em que acontece a Pós-graduação em Vilhena realizada pelo Hospital Sírio-Libanês, o Hospital paulista ministra sua pós em diversas cidades do país, visando elevar o padrão dos hospitais públicos atendidos pelo SUS.

Este é o segundo ano em que acontece a Pós-graduação realizada com Hospital Sírio-Libanês, o Hospital paulista ministra sua pós em diversas cidades do país, visando elevar o padrão dos hospitais públicos atendidos pelo SUS.